5ª Reunião Ordinária de 2023

A Câmara Municipal de Guimarânia realizou no dia 27 de junho às 16:30 horas, a 5ª Reunião Ordinária de 2023.

Com a presença de 09 vereadores.

Após abertura feita pelo Presidente Vereador José Américo Ribeiro solicitou a Vereadora Maria Aparecida do Amaral para que fizesse a leitura do Salmo 42.

Após os Hinos Nacional e Municipal terem sido reverenciados, o Presidente Vereador José Américo Ribeiro solicitou para que o Secretário Vereador Osmar Do Nascimento fizesse a leitura da Ata da 4ª Reunião Ordinária de 2023 a qual foi aprovada por 8 votos.

Dando continuidade aos trabalhos o Presidente Vereador José Américo Ribeiro pediu ao Secretário Vereador Osmar Do Nascimento para realizar a leitura dos Projetos e Indicações em Pauta da 4ª Reunião Ordinária de 2023. São estes:

Projeto de Lei 029/2023 – ASSUNTO: “DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE DEPOSITAR ENTULHO NAS VIAS PÚBLICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. (Pedido vista).

Projeto de Lei 030/2023 – ASSUNTO: “INSTITUI O PROGRAMA “VIVA GUIMARÂNIA” QUE TRATA DE ADOÇÃO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS, PRAÇAS ESPORTIVAS E ÁREAS VERDES NO MUNICÍPIO DE GUIMARÂNIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 031/2023 – ASSUNTO: “DISPÕE SOBRE O PROGRAMA DE GUARDA SUBSIDIADA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 032/2023 – DENOMINA DE BARBARA ROSA DA SILVA, POLIESPORTIVO LOCALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL JAHYR PERES. (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 033/2023 – ASSUNTO: “INSTITUI O USO DO COLAR DE GIRASSOL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR DE ORIENTAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OCULTAS NO MUNICÍPIO DE GUIMARÂNIA – MG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 034/2023 – ASSUNTO: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER SUBVENÇÃO À ENTIDADE QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 035/2023 – ASSUNTO: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER SUBVENÇÃO À ENTIDADE QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 036/2023 – ASSUNTO: “DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS E EXTINÇÃO DOS CARGOS QUE IDENTIFICA.” (Aprovado por 08 votos).

Projeto de Lei 037/2023 – ASSUNTO: “DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CARGO DE NUTRICIONISTA DA SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” (Retirado da pauta).

O Presidente Vereador José Américo Ribeiro solicitou ao Vereador Claudinei Batista Rosa (PAULÃO) para que fizesse a leitura da Justificativa do Projeto de Lei 033/2023 por ser o autor do projeto.

INDICAÇÃO Nº 017/2023 - Nos termos regimentais, após ouvido o Plenário, sugiro que se oficie o Executivo Municipal de Guimarânia, para que, através da Secretaria Municipal competente estude a possibilidade de disponibilizar transporte para os alunos que fazem parte do Projeto “Bom de Bola, bom de escola” que está de volta. Por este motivo, solicita-se que o Poder Executivo, estude a possiblidade de atender os alunos e nos dê uma resposta o mais breve possível. Autor Vereador Claudinei Batista Rosa (PAULÃO).

Após a tramitação dos projetos na 5ª Reunião Ordinária de 2023 o Presidente Vereador José Américo Ribeiro agradeceu a presença do público presente e colocou a palavra franca e primeiramente a cedeu a Servidora da Câmara e presidente do Rotary Club de Guimarânia 2022-2023 Sandra Regina Botelho, que fazendo o uso da palavra disse que a "palavra de ordem" naquela noite era GRATIDÃO. Expressou os seus sinceros agradecimentos a parceria e o apoio que ela, como presidente do Rotary, recebeu em seu mandato da Câmara Municpal de Guimarânia. Em seguida passou a palavra ao novo presidente eleito do Rotary 2023-2024 Mateus Henrique da Cunha. Mateus também expressou sua gratidão ao apoio que a Câmara vem proporcionando a entidade e deseja que essa parceria também continue cada vez mais sólida também em seu mandato. E aproveitou o ensejo para convidar a todos para estarem presentes em sua posse no dia 04 de julho de 2023.

Em seguida dando continuidade na palavra franca os vereadores Geraldo Herley Peres, Roberto Caetano, Ferreira, Osmar do Nascimento, Altair Batsta (IRIM), Claudinei Batista Rosa (PAULÃO) e o próprio presidente fizeram o uso da mesma. Após o uso da palavra e não havendo mais o que tratar o Presidente Vereador José Américo Ribeiro declarou em nome de Deus a 5ª Reunião Ordinária de 2023 encerrada.

Para ver a reunião na íntegra acesse o vídeo abaixo: