Campanha Doe Sangue Guimarânia

A Equipe do Portal Guim@Online esteve no dia 30 de março de 2023 na Câmara Municipal de Guimarânia para falar com o Presidente Vereador José Américo Ribeiro e também com o Vereador e Coordenador Regional do Hospital do Amor de Barretos – SP, Osmar Caixeta de Melo.

O Objetivo principal da conversa era para falar sobre a “Campanha Doe Sangue Guimarânia” que acontecerá no dia 13 de maio de 2023, com a saída de Guimarânia com destino ao Hospital do Amor em Barretos – SP.

O Presidente José Américo Ribeiro representando os demais pares (vereadores) externou seu total apoio ao companheiro Vereador e Coordenador Regional do Hospital do Amor de Barretos – SP, Osmar Caixeta de Melo na realização dessa campanha e em tudo que envolver esse assunto que promove apoio ao HA.

O Vereador e Coordenador Regional do Hospital do Amor de Barretos – SP, Osmar Caixeta de Melo aproveitou o ensejo para compartilhar as sua experiência, cerca de 15 anos como Coordenador nesse trabalho de apoio ao HA. Apoio na arrecadação de fundos que são direcionados ao HA para auxilio ao tratamento de pacientes oncológicos. São várias formas utilizadas para arrecadar fundos, como os cofrinhos no comércio e em locais estratégicos, Leilão, caminhadas e outros.

Agora chegou um novo desafio, devido a grande necessidade de sangue do HA no tratamento de seus pacientes, Osmar e sua equipe com cerca de 60 pessoas, estão mobilizando para levar em torno de 40 pessoas para Barretos, afim de em um belo gesto de amor doarem sangue.

Você pode ser um que poderá manifestar na prática o gesto carregado de solidariedade e amor ao próximo.

Como fazer sua doação de sangue?

Participe dessa corrente de amor você também! Para doar é necessário ir até o hemonúcleo do HA, na unidade de Barretos (SP), (mas não se preocupe, todos os detalhes da viagem estão sendo preparados pela equipe de apoio do HA em Guimarânia), pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis). A viagem ocorrerá no dia 13 de maio de 2023, saindo às 3 horas da manhã e retornando após o almoço que acontecerá na Casa de Apoio de Guimarânia em Barretos – SP.

Confira abaixo, alguns critérios para doação de sangue

_Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
_Maiores de 61 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.
_Horas de sono: no mínimo seis horas seguidas.
_Peso acima de 50 kg.
_Evitar jejum (alimentação não gordurosa).
_Trazer RG ou habilitação.
_Ingestão de bebida alcóolica:12 horas após.
_Quem teve câncer (não pode mais doar).
_Quem teve hepatite depois dos 11 anos de idade ( não pode doar).
_Quem recebeu transfusão de sangue ( poderá doar depois de 1 ano).
_Diabéticos (uso de medicação via oral pode doar), uso de insulina não pode mais.
_Aborto ( 3 meses depois).
_Grávidas não podem doar
— Mulheres que amamentam (1 ano após o parto).
_Conjuntivite/uma semana após a cura).
_Dengue( 4 semanas após a cura).
_Dengue hemorrágica(6 meses após a cura).
_Diarreia (1 semana após a cura) e Resfriados (1 semana após cessarem os sintomas).
_Herpes oral/genital (após o desaparecimento das lesões)

_Pircing, tatuagem, micropigmentação (sobrancelha) 6 meses se for realizado em estúdio inspecionado pela Vigilância Sanitária, se não for ( esperar 1 ano).

_Pircing na região oral ou genital ( 1ano após a retirada).
_Labirintite (30 dias após a crise e sem uso de medicações).
_Cirurgias variam de 6 meses a 1 ano.
_Endoscopia, colonoscopia (6 meses).
_Tratamento de canal ( 1 semana após o término).
_Extração dentária (7 dias após procedimento, se não estiver em uso de antibióticos).
_Pequenas cáries e ajuste de aparelhos ( 1 dia após o procedimento).
_Procedimentos com anestesia local (obturações) 3 dias após o procedimento.
_Cirurgias odontológicas com anestesia geral ( 1 mês após o término do tratamento).
_Antibióticos (15 dias após o término).
_Corticóides-depende da doença para qual foi utilizado, inaptidão mínima de 48 horas após a suspensão do medicamento com orientação médica.

-Diuréticos(não há contra indicação).
_Vacinas: sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba (esperar 4 semanas). Gripe, tétano, hepatite B (48 horas).
Intervalo para doações:
_Aférese de hemácias 4 meses.
_Aférese de plaquetas 72 horas.
Sangue total:
_Mulheres 3/3 meses máximo 3 vezes no ano.
_Homens 2/2 meses máximo 4 vezes no ano.

Para ver a entrevista na íntegra acesse o vídeo abaixo:

Lembre-se: Durante o tratamento, você pode precisar de transfusão de sangue. Incentive seus familiares e amigos para abraçar esse gesto solidário.

Mais informações: Fale com o Coordenador Regional do HA – Osmar Caixeta de Melo (34) 998028004.

Fonte: Portal Guim@Online>