Encontro com o Assessor Especial Da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência Gilmar Machado

No dia 04/05, em Brasília – DF, representantes do Legislativo e Executivo encontram com Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência Gilmar Machado para lhe entregar um ofício nº 022/23 com assunto: Liberação de recursos de orçamento federal para a construção da Creche Escola.

Segue abaixo a mensagem do ofício nº 022/23:

Prezado Senhor Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência

O vereador, por ser um elo mais próximo com à população, torna-se um ponto de convergência de demandas sociais. Neste sentido, estes vereadores, desde o exercício de 2022 tem agido dentro de suas limitações no tocante a ouvir a sociedade sobre a falta de vagas nas creches municipais.

A situação é preocupante, uma vez que, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação a Creche Escola (Centro Educacional Infantil Sônia Guimarães dos Reis) foi projetada para atender inicialmente 200 crianças. Desde então, a demanda foi aumentando, construiu-se mais duas salas e que proporcionou atender mais alunos.

No entanto, hoje a realidade se depara com números de alunos matriculados na ordem de 461, ou seja, há uma superlotação. Mesmo assim, ainda há 50 alunos esperando vagas.

Diante do exposto, a administração municipal tem tomado medidas no intuito de resolver estas questões, pois já foi feito a aquisição do terreno para a construção da nova creche escola.

É do conhecimento destes vereadores que há um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Guimarânia/MG com o Governo Federal (Ministério da Educação/FNDE), no valor de R$ 2.006.176,40 por indicação parlamentar (emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor) e que necessitamos do trabalho deste Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência para que tome as providências que estão ao seu alcance no intuito de liberar estes recursos para o município de Guimarânia/MG o mais rápido possível, pois como mencionado, há uma demanda urgente.

Sem mais para o momento, e nos colocando ao seu inteiro dispor para maiores esclarecimentos caso sejam necessários,

Atenciosamente,

José Américo Ribeiro - Presidente
Altair Batista - Vereador
Geraldo Herley Peres – Vereador

No encontro com o Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência Gilmar Machado representando o Legislativo estavam presentes o Vereador José Américo Ribeiro – Presidente e também os Vereadores Altair Batista (IRIM) e Geraldo Herley Peres. Representando o Executivo o Prefeito Adílio Alex dos Reis.