MOÇÃO DE APLAUSOS PARA CONCEIÇÃO SANTA ROSA.

Aconteceu no dia 21 de novembro de 2023 a 1ª Sessão Solene da Câmara Municipal de Guimarânia.

O Vereador Osmar do Nascimento Bernardes foi o Autor da Propositura que homenageou Conceição Santa Rosa.

Confira abaixo a biografia de Conceição Santa Rosa:

Dona Conceição Santa Rosa, conhecida carinhosamente por todos como Dona Santinha, é filha de Tereza Rosa de Jesus, nasceu em 1º de novembro de 1937, no município de Guimarânia, na localidade denominada “ Esteves”.

Filha de Tereza Rosa de Jesus, e pai não declarado em documentos, viveu com 6 irmãos homens e mais 3 mulheres, estudou até terceiro ano em escolas rurais, frequentou o quarto ano em escola particular na Vila Guimarães em 1951 quando fez exame final em Patrocínio na escola Honorato Borges, recebeu então o diploma de conclusão.

Em seguida, foi para Patos de Minas e cursou da quinta até o segundo grau, formando no curso de Magistério em 1958 no colégio Nossa Senhora das Graças. Logo após voltou para Guimarânia e começou a lecionar na Escola Estadual Adélio Maciel. Nesta escola ocupou o cargo de professora, Vice diretora, e também foi diretora substituta, até se aposentar.

Neta do Velho Malaquias, fundador do primeiro terno de Moçambique na região, casou-se em 1960 com Adelmiro Rosa, teve 7 filhos, sendo 5 homens e 2 Mulheres, e mais 1 filho adotivo.